Portal do Egresso

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO DOS EGRESSOS

Perfil dos Egressos:

O Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás – IFITEG, possui mais de quarenta anos de experiência e constância, com muito a oferecer à comunidade em geral, em termos de sua competência científica e pedagógica.

Muitos egressos de seus cursos encontram-se inseridos na sociedade regional e nacional, de modo efetivo e com reconhecimento explícito do trabalho que desenvolvem, atuantes como professores, pesquisadores, gestores, tanto no ensino superior, como em outras etapas da formação ordinária.Tais dados são obtidos através do projeto de acompanhamento sistemático dos egressos, sobretudo com base nas respostas obtidas ao envio do questionário sobre o perfil socioeconômico, progressão de carreira
e/ou incidência de trabalhos desenvolvidos junto à sociedade em geral.

Nesse sentido, o perfil dos egressos do IFITEG visa:

• A capacitação para a leitura e a análise crítica de textos filosóficos e teológicos, assim como para a produção de textos que sejam o resultado concreto das pesquisas desenvolvidas;
  • O desenvolvimento da reflexão crítica acerca da realidade social em que se insere;
  • O desenvolvimento de habilidade teórica, crítica e emocional que permitam responder de modo competente e em coerência com valores éticos universais a quaisquer demandas de ordem profissional que se lhe apresentem no exercício de sua atividade;
  • A construção de uma formação, sólida, teórica e cultural que permita atuar em defesa do estado de direito, da democracia e dos valores sociais;
  • A capacitação para a atuação interdisciplinar;
  • Relacionar-se habilmente com as novas tecnologias de informação e comunicação, com vistas ao melhor aproveitamento dessas competências em sua prática profissional, sem ignorar características e necessidades locais e regionais.
Sendo assim, os egressos do IFITEG deverão possuir um conjunto de conhecimentos que o habilite a atuar com excelência tanto no que concerne à formação, quanto ao atendimento das novas demandas do mercado de trabalho por profissionais da área. Acrescente-se, ainda, que o título de Bacharel, emitido nos dois cursos de graduação atualmente oferecidos pela IES, permitirá ao egresso obter a formação e o preparo teórico necessários para a continuidade aos seus estudos, habilitando-o, outrossim, ao exercício da docência superior e à atuação junto a cursos de pós-graduação stricto e lato sensu em Filosofia,Teologia e áreas afins.

A partir dos cursos e demais iniciativas acadêmicas e culturais desenvolvidas, o IFITEG propõe-se a formar pessoas que serão capazes de respeitar e interagir com o diferente, promovendo sempre o intercâmbio entre a fé e a cultura contemporânea, garantindo aos seus uma formação humanística, política, científica, ética e cultural.
  1. Elaboração de questionário de múltipla escolha através de plataforma eletrônica;

2. Envio do questionário aos estudantes egressos dos cursos oferecidos pelo IFITEG na modalidade graduação nos últimos cinco anos (o envio se dá conforme a última atualização cadastral dos egressos junto à Secretaria Geral);
  3. Percepção dos resultados, com base nas respostas oferecidas;
  4. Elaboração de gráficos quantitativos e qualitativos os quais serão acrescentados ao estudo sobre o impacto do curso no cenário local e regional, como também nas novas ofertas formativas, conforme a demanda.
O resultado do processo de acompanhamento dos egressos é arquivado e permanece como componente imprescindível entre os instrumentos de avaliação e construção dos indicadores de qualidade da IES.