Institucional

Institucional

O Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás é uma IES fundada de acordo com os princípios cristãos, inserida no Centro-Oeste brasileiro, que se tornou referência, principalmente nas áreas de Filosofia, Teologia e cursos afins. Tem sua inspiração na tradição católica de educação, fundada na espiritualidade de sua mantenedora. Acerca disso, é possível apontar os seguintes aspectos:

 

  • A identidade do IFITEG nasceu com uma base de valores que busca acima de tudo a boa formação acadêmica. O incentivo ao estudo e à pesquisa se fundamenta principalmente em um ambiente de liberdade e respeito, promovendo amplo debate nos mais variados campos do saber, levando sempre em conta a cultura plural em suas expressões variadas.
  • A reflexão filosófico-teológica está na base da identidade do IFITEG. Nela, o Instituto é presença marcante no contexto regional e nacional, ajudando a construir a reflexão local ao mesmo tempo em que é envolvido no próprio desenvolvimento que proporciona.
  • A visão cristã contemporânea do IFITEG proporciona uma base substancial de riqueza no desenvolvimento de caminhos metodológicos e educacionais que levam em conta o acolhimento do diferente e a valorização de todas as expressões culturais, vendo nelas a riqueza humana.

 

Em acordo com os três pontos identitários destacados acima (formação acadêmica, reflexão filosófico-teológico e visão cristã contemporânea), o IFITEG se define como dialogal, pois: – Preocupado com a boa formação acadêmica, busca incentivar e fomentar ações de parcerias com outras instituições de ensino e afins que presam pela participação de todos no processo de conhecimento; – No compromisso de reflexão filosófico-teológica, dialoga com as demais áreas do conhecimento, promovendo sempre a interdisciplinaridade; – Dentro da visão cristã contemporânea, orienta-se sempre no diálogo com as demais denominações cristãs e outras religiões, como também com todos aqueles que, não professando um credo, são pessoas de boa vontade e querem contribuir com uma sociedade melhor.