Filosofia

Bacharelado

Filosofia

O curso de Bacharelado em Filosofia do IFITEG toma como propósito oferecer uma formação substancial, que contemple os principais temas, questões e problemas dos diversos campos de conhecimento, assim como as principais “filosofias” da tradição histórica, do passado à contemporaneidade. Tudo isso de maneira consciente do aspecto eminentemente teórico do saber filosófico e com a convicção de que o mais importante não é perguntar o que pode ser feito com a filosofia, mas o que a filosofia pode fazer com o ser humano. Tal postura incide diretamente sobre uma leitura integral do homem, sem cerceamentos ou filiações restritivas a quaisquer escolas de pensamento ou formas de leitura estanques da realidade.

Em tempos de solapamento da capacidade crítica, de retorno a modelos autoritários ou de superficialidade reflexiva o IFITEG pretende se tornar uma instituição de ensino e pesquisa científica aberta ao desafio de uma reflexão filosófica sistemática, o que, em outras palavras, supõe a possibilidade de se deixar fecundar pelo vigor da dimensão mais radical da busca racional que, no Ocidente, nomeou-se: Filosofia.

Ora, hoje se reconhece decisiva a investigação dos pressupostos metodológicos das ciências, as proveniências de seus conceitos básicos e a fundamentação de suas estruturas. Nesse sentido, o progresso do conhecimento ocorre não somente pela quantificação de novos dados e novas descobertas dentro de um determinado horizonte de pesquisa já existente, mas também pela crítica purificadora de suas pressuposições fundamentais. Em um curso de Bacharelado em Filosofia, tudo isto adquire salutar importância, principalmente quando, a par de seu objetivo mais específico, insere-se a formação de lideranças religiosas e sociais de maneira geral. Isto quer dizer que, conforme será demonstrado adiante, o egresso do curso de Bacharelado em Filosofia, deverá, por meio de uma postura crítica genuína, poder ter se tornado livre de toda a espécie de dogmatismo (filosófico, científico, religioso, político etc.) e de opiniões que mascaram a realidade, mais do que a revelam (crítica das ideologias). Para dizer de outro modo, o filósofo deverá ter podido se tornar mais livre para o compromisso com a verdade e a veracidade.

Em face do exposto, o desenho geral do percurso formativo oferecido pelo Bacharelado em Filosofia do IFITEG supõe, por um lado, a formação específica do bacharel em Filosofia, levando em conta os conteúdos básicos apontados pelas Diretrizes Curriculares nacionais, especialmente no Parecer CNE/CES nº. 492/2001. Esta dimensão pode ser vislumbrada pelo conjunto das disciplinas do eixo obrigatório, com especial ênfase para as de caráter filosófico, que passam desde uma contextualização histórica do pensamento até a sua exposição particularizada em focos específicos de interesse, entre os quais podemos mencionar os problemas do conhecimento, do ser, as concepções de justiça e de beleza, enfim, todos os pontos nucleares ao redor dos quais gravitou a reflexão filosófica. Não obstante, contudo, sua especificidade, a fluência deste percurso também sinaliza para sua abertura ao diálogo com outras searas, o que ocorre, por exemplo, nas disciplinas “Interlocuções”, as quais favorecem o contato da filosofia com o Zeit Geist específico de cada horizonte espaciotemporal, ou, quiçá, a inserção das chamadas “novas ciências sociais” da passagem do século XIX para o século XX, como testemunham a inclusão de disciplinas como a Sociologia e a Psicologia.

Corpo Docente

IFITEG Denis Borges Diniz

Denis Borges Diniz

Professor de Filosofia
IFITEG Eliana Borges Fleury Curado

Eliana Borges Fleury Curado

Professora de Filosofia
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João Lourenço Borges Neto

Professor de Filosofia
IFITEG Marcelo Gabriel de Freitas Veloso

Marcelo Gabriel de Freitas Veloso

Professor de Filosofia
IFITEG Marcos Vinicius Ramos de Carvalho
IFITEG Mariana Andrade Santos

Mariana Andrade Santos

Professora de Filosofia
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Raquel Mendes Borges

Professora de Filosofia